11 4114-9633
Login
Download PDF

As bombas centrífugas Pronex, são equipamentos que permitem elevar ou transferir fluidos, e atualmente existem diversas variações desse equipamento para atender a todas as aplicações adequadamente. Existem muitos tipos de bombas que executam basicamente a mesma função, mas as bombas centrífugas plásticas possuem algumas características de funcionamento e desempenho que as tornam muito melhores que outros tipos de bombas em algumas aplicações.   
 
As bombas químicas centrífugas para líquidos corrosivos são bombas para transferências de produtos corrosivos altamente agressivos. O princípio de funcionamento é similar a qualquer outra bomba centrífuga química convencional, onde a energia hidráulica é gerada pela rotação do rotor, impulsionando o líquido pela ação da força centrífuga.
As bombas químicas centrífugas para líquidos corrosivos podem ser montadas na vertical e/ou horizontal, e foram desenvolvidas visando aplicações de transferência de produtos químico-corrosivos, pelo qual não podem ser atendidas por bombas convencionais por problemas de resistência química.

BOMBA QUÍMICA CENTRÍFUGA TERMOPLÁSTICA 

Alguns modelos de bombas centrífugas plásticas são projetados para serem utilizados com a carcaça submersa e são perfeitamente resistentes a produtos corrosivos, já que sua estrutura é composta por materiais como o PRFV, o PTFE e outros termoplásticos. 
 
SELAGEM HIDRODINÂMICA

O rotor centrífugo é construído com o sistema de “Contra Rotor” que tem a função de coletar o líquido que normalmente escaparia pelo eixo da bomba centrifuga química. Este processo de coleta faz com o líquido seja retornado para a câmara de bombeamento (carcaça-voluta), evitando assim qualquer tipo de vazamento do equipamento, porém este processo só funciona com a bomba centrífuga química em movimento. Quando a bomba centrífuga química estiver parada será necessário utilizar acessórios, tais como: válvulas manuais, válvulas automáticas ou atuadores pneumáticos, para garantir o perfeito funcionamento do sistema.

Bombas centrífugas plásticas – outras características

As bombas centrífugas plásticas podem trabalhar com grandes variações de vazão, sem que sofram danos, podendo-se prever, até mesmo, o caso extremo de fechamento da descarga. Nas bomba centrífugas plásticas, o fluido pode ser movimentado com pressões variáveis, e permite também o bombeamento de líquidos com sólidos. Isso significa maior desempenho em várias utilizações.
O custo de manutenção das bombas centrífugas plásticas é reduzido, isso porque, de início, esse tipo de equipamento já oferece essa vantagem, e também porque o custo de peças separadas é proporcional ao custo de cada componente de uma bomba completa.
O desempenho das bombas centrífugas plásticas varia de acordo com o modelo, sendo que alguns podem operar com vazões de até 1000m³/h e apresentam um sistema de Bomba com selagem hidrodinâmica, que mantêm equilibradas as pressões internas e assim evitam que o fluido transportado vaze pelo eixo e entre em locais que podem comprometer o funcionamento do equipamento. Vale lembrar, que é importante que haja orientação profissional ao adquirir bombas centrífugas plásticas

Agende um visita ou solicite informações

Produtos relacionados

Bomba centrífuga autoescorvante

Bomba Centrífuga Bipartida

Bomba Centrífuga Industrial

Bomba Centrífuga Magnética