11 4114-9633
Login
Download PDF

As bombas de engrenagens externas são constituídas por um par de engrenagens instaladas em uma estrutura metálica de aço, bronze ou inox que desloca o fluído para a câmara de descarga. A estanqueidade entre a aspiração e a descarga é garantida pela folga reduzida entre a parte superior dos dentes e o corpo da bomba. 

Listamos a seguir alguns exemplos de aplicações comuns para as bombas de engrenagens : Sistemas de Lubrificação, Queimadores, Caldeiras, Máquinas, Equipamentos Hidráulicos e Sistemas de Transferência em geral. 
 
Conceito de Bomba de Engrenagens 
As bombas de engrenagens é uma bomba que cria uma determinada vazão devido ao constante engrenamentos de duas ou mais rodas dentadas, por isso ela é também denominada ‘Bomba de Deslocamento Positivo”. O funcionamento típico de uma bomba de engrenagens. As duas engrenagens estão alojadas em uma carcaça sendo que uma delas (engrenagem motriz), tem o eixo passante que transmite a potência fornecida pelo motor. A outra engrenagem que efetua o engraxamento é chamada de conduzida ou acionada. O constante desengrenamento dos dentes cria uma descompressão na câmara de sucção, fazendo com que o fluído seja succinado do reservató- rio. Ele, então, é conduzido perifericamente pelos vãos das rodas que formam uma câmara fechada com a carcaça da bomba e vedações laterais. O engrenamento constante expulsa o fluído dos vãos e o força para fora da bomba.
 Para uma referência rápida sobre capacidades e dimensões físicas dos modelos de bombas (linha FL), disponibilizamos abaixo a tabela  primária  de  modelos  e  características  dimensionais  dos modelos existentes. Lembramos que a seleção e dimensionamento devem  sempre  ser  executadas  por  nossos  técnicos,  pois consideramos todos os outros dados  de  processo:  viscosidade, temperatura, presença de impurezas e NPSH (disponível e requerido), etc. A bomba de engrenagem externa foi projetada para trabalho com fluídos com viscosidade de 4 a 1.000.000 SSU (em especial os que possuem características lubrificantes). 
 
Exemplo dos segmentos industriais que utilizam as bombas de engrenagens externas PRONEX: 

As Bombas de Engrenagens PRONEX DO BRASIL são aptas a operar com líquidos de alta, média e baixa viscosidade em inúmeras aplicações de bombeamento.

Aplicações

Forma e materiais de construção

Agende um visita ou solicite informações

Produtos relacionados

Bomba centrífuga autoescorvante

Bomba Centrífuga Bipartida

Bomba Centrífuga Industrial

Bomba Centrífuga Magnética