11 4114-9633
Login

Trocadores de calor inox

Um trocador de calor ou permutador de calor refere-se a um  dispositivo para transferência de calor. Podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca se misturam, ou podem ter contato direto. O permutador de calor é inserido num processo para  (resfriar) ou aquecer um determinado fluido. São usados em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas,  refinaria de petróleo, processamento de gás natural, e tratamento de águas residuais entre outros.  
Um exemplo de trocador de calor é o radiador do carro, no qual a fonte de calor, a água, é um  fluido quente de refrigeração do motor, transfere calor para o ar fluindo através do radiador .
Esse equipamento foi introduzido na indústria em 1930, para atender empresas com segmento em alimentos devido à facilidade de limpeza e eficiência que esse equipamento proporcionava, o espaço físico utilizado é 80% menor do que seria ocupado por trocadores de calor casco e tubo.
O material usado na fabricação de trocadores de calor, geralmente possui um coeficiente de condutibilidade térmica elevado. Sendo assim, são amplamente utilizados o cobre e o alumínio e suas ligas.
trocador de calor de placas é composto por placas múltiplas, finas, levemente separadas que têm áreas de superfície muito grande e as passagens de fluxo de fluido de transferência de calor .
Princípio de funcionamento
O trocador de calor a placas consiste numa série de placas corrugadas gaxetadas e soldadas entre si, dependendo assim  dos fluidos e da necessidade de abertura do equipamento.
As placas são comprimidas por uma estrutura rígida criando  um arranjo de canais de fluxos paralelos. O fluído circula pelos canais ímpares e o outro pelos pares trocando o calor.
A transferência de calor ocorre ao aproximar dois fluidos a temperaturas diferentes, desta forma um fluido aquece ou resfria o outro. Os canais são especialmente desenvolvidos para induzir a máxima turbulência em ambos os fluxos, para garantir a eficiência na transferência de calor.
O fluxo é contra-corrente, no qual um dos fluidos entra no trocador pela conexão superior, enquanto que o outro entra pela conexão inferior, garantindo melhores resultados nos sistemas de aquecimento ou resfriamento.
 
Principais Vantagens dos trocadores de calor a placas

Segmentos
Esse tipo de equipamento encontra-se com frequência em indústrias de diversos segmentos desde aplicações sanitárias como industrias farmacêuticas, bebidas e alimentos, até industrias com ambiente mais agressivo como petroquímicas ou industrias de substâncias químicas .

Agende um visita ou solicite informações

Produtos relacionados

Gaxetas e Placas para Trocadores de Calor