11 4114-9633
Login

A unidade de pasteurização (HTST) é projetada para o tratamento térmico de leite e produtos lácteos, bem como outros produtos alimentícios como refrigerantes e sucos. O processo destrói microorganismos patogênicos aquecendo o produto a uma temperatura moderadamente alta por um breve período, sendo então de extrema necessidade o Pasteurizador nestes processos.



Princípio de funcionamento

O produto chega a um tanque de equilíbrio (BTD) e é bombeado para um trocador de calor a placas. É aquecido a uma temperatura de pasteurização, que depende do tipo de produto alimentício e / ou requisitos de processo. Em seguida, o produto passa pelo tubo de retenção, que garante a pasteurização correta, mantendo o produto na temperatura exigida pelo período de tempo especificado.
Se o trocador de calor tiver um estágio de regeneração, o produto tratado é utilizado para pré-aquecer o material de alimentação, perdendo calor no processo, reduzindo a energia necessária para atingir a temperatura de pasteurização e reduzindo o resfriamento necessário.
Finalmente, o produto é resfriado a 4ºC para envasamento a frio ou armazenamento em tanques isotérmicos. Se, devido a qualquer problema, a temperatura de pasteurização for inferior à exigida, uma válvula de desvio de fluxo operada automaticamente envia o produto de volta ao tanque de equilíbrio (BTD), evitando assim qualquer contaminação microbiana do produto final.



Design e funcionalidades

Componentes da unidade compacta: 

Materiais:
Partes em contato com o produto: AISI 304 
Outros componentes e painel de controle: AISI 304 
Vedação mecânica da bomba: C / SiC / EPDM 
Juntas em contato com o produto: EPDM e NBR 
Acabamento da superfície: Ra ≤ 0,8 µm

Opções

Agende um visita ou solicite informações

Produtos relacionados