11 4114-9633
Login
Download PDF

Os misturadores de contra-rotação são usados ​​para  misturar e homogeneizar  produtos dispersos a uma temperatura controlada com um desempenho ótimo, independentemente da viscosidade do produto. Essas unidades destinam-se principalmente a indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentos e produtos para cuidados pessoais. 
São ideais para processos que requerem aquecimento, vácuo, pré-mistura, adições, agitação vigorosa, emulsão ou dispersão , bem como pressão e temperatura. O skid pode trabalhar de -1 a 0,5 bar e o revestimento duplo até 3 bar. A temperatura de operação está entre -7 a 120 ºC. 
É possível controlar os seguintes parâmetros: temperatura, pressão, pH, peso e viscosidade.
A unidade é fornecida com um sistema de limpeza com bolas de pulverização giratórias para ser conectado a um sistema de limpeza CIP e SIP. Alguns exemplos de produtos que podem ser tratados com essas unidades são todos os tipos: de cremes, géis, protetores solares, depilatórios, maquiagem, desodorantes, molhos, pastas, pastas, cremes para calçados, emulsões, misturas de parafina, misturas de cera, dispersões de carbopol, pastas de dente, produtos destinados a drogarias e parafarmácias.

Princípio de funcionamento

A unidade possui um tanque vedado onde a mistura ocorre por meio de um  agitador tipo âncora,  um eixo central com  pás contra-rotativas  que se movem na direção oposta à âncora e um  dispersor emulsionante  localizado na parte inferior do eixo. 
A unidade normalmente opera sob vácuo durante toda a duração do processo de mistura. Quando a agitação começa, a âncora e as lâminas centrais giram lentamente enquanto o misturador inferior é posto em operação. Subsequentemente, o produto a ser disperso ou emulsionado é adicionado e a velocidade das lâminas no eixo central é aumentada. 
Quando a mistura estiver completa, o  agitador a velocidade diminui e o misturador inferior é interrompido; ao mesmo tempo, a câmara começa a esfriar. Quando o produto atinge a temperatura desejada, quaisquer aditivos necessários são adicionados à mistura, tipicamente quando frio; dependendo do processo, a velocidade dos agitadores pode ser aumentada ligeiramente. É possível  recircular o produto e, se necessário, um  emulsionante  pode ser adicionado ao processo. O sistema de descarga do produto pode ser por gravidade ou com uma bomba e, se necessário, usando pressão positiva. Finalmente, o tanque é limpo pelo  sistema CIP .

Design e funcionalidades

Estas unidades estão disponíveis em 3 arranjos: na base de apoio, nos pés de apoio e numa estrutura metálica, ou no piso de concreto, com ou  sem elevação automática da tampa. As unidades com bases de apoio são projetadas para aceitar todos os equipamentos auxiliares necessários para a unidade  operar autonomamente. As unidades são construídas de acordo com os padrões da FDA. 
Para um bom controle de temperatura, o sistema inclui uma sonda de temperatura PT100 ou 4-20 mA localizada em uma extremidade do eixo central  do agitador para obter dados da temperatura do produto. Sua confiabilidade é excelente devido a sua distância das paredes da caldeira  em contato com a câmara quente e fria. Tem uma segunda sonda localizada na câmara de aquecimento e resfriamento para controlar a  última.

Materiais

Partes em contacto com o produto AISI 316 (EN 14404) 
Outras peças em aço inoxidável AISI 304 (EN 14301) 
Acabamento da superfície interior polimento brilhante, Ra ≤ 0,8 μm 
Acabamento da superfície exterior polimento brilhante, Ra ≤ 0,8 μm

Opções

 

Agende um visita ou solicite informações

Produtos relacionados

Blender skids MIX

Fermentador

Medidor de vazão

Mini fábrica de processamento de leite